segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Segunda da Música

A Segunda da Música surgiu com objetivo de apresentar para os leitores bandas que eu gosto e talvez vocês não conheçam o suficiente ou nem conheçam, além de trazer um pouco mais de música para este espaço. Por isso hoje trarei uma banda que eu não gostava (para falar a verdade não sei se gosto) mas que evoluiu muito, só que ainda tem um esteriótipo muito forte, e eu gostaria que vocês descem uma chance ao som deles.

Quando eles surgiram, incialmente achei o som um verdadeiro lixo, pior que o som somente o visual e o comportamento apresentado por eles. Pegando carona na modinha do emocore que tomou conta do Brasil (e graças a Deus já diminuiu bastante) o quinteto de paulista Diego, Leandro, Filipe, Conrado e Daniel mais conhecidos por NX Zero (sim é deles mesmo que vamos falar hoje) começaram a fazer sucesso em 2006 na MTV Brasil e nacional mesmo em meados de 2007 , mas a banda já existia desde 2004 quando tinha outro vocalista e se chamava NX Zero Granada.

A primeira vez que eu parei para ouvir a banda (antes só ouvia nas rádios e programas de TV sem prestar muito atenção) foi em um show que fizeram em minha cidade no ano de 2008, na turnê do disco Agora que tinha como carro chefe a música Cedo ou Tarde. Eu confesso que me surpreendi com a qualidade instrumental da banda que tocou um rock and roll de responsabilidade especialmente nas músicas menos conhecidas, porém minha admiração não passou disso, quando me perguntavam o que eu achei do show eu dizia "Não é tão ruim quanto eu pensava", entretanto já nessa época já se notava um amadurecimento no som, nas letras e especialmente no visual dos garotos.

Até que em Outubro de 2009 abanda lançou o último disco de estúdio entitulado Sete Chaves onde só nota completamente uma postura diferente em termos visuais e especialmente sonoras, aí pra mim ficou claro que a banda havia amadurecido finalmente e se desinvulado da "modinha emocore". Particularmente, entendo que eles "usaram" o fênomeno emo para entrarem no cenário musical e agora que já estabeleceram seu nome estao fazendo um rock and roll mais sério e profissional.

A cereja do bolo para mim foi o CD Projeto Paralelo lançado em Novembro passado em que a banda fez releituras das próprioas canções com participações especiais de rappers do Brasil e exterior, pra quem gosta de hip hop ficou um prato cheio, sem perder a marca da banda e totalmente diferente ao mesmo tempo. Tanto que foi graças a este CD que eu resolvi ouvir o Sete Chaves e os outros discos.

Como sempre, vou apresentar para vocês as minhas preferidas de cada album, notem bem a evolução que vai acontecer com a banda, especialmente no visual pelos clipes que vou apresentar para vocês:

Diálogo (2004) - Disco independente chatinho chatinho, principalmente o voval, bem no estilo de bandas gringas emo como My Chemical Romance, Boys Like Girls, Cure is what I aim for entre outras. Ouviu uma música, ouviu todas.

Apenas um Olhar
Tarde Demais

NX Zero (2006) - Esse disco já é um pouco melhor, o voval do Di está melhor e menos chato, as guitarras perderam a distorção emo na maioria das músicas, mas ainda assim não é aquela coisa toda. Foi esse disco que estourou na MTV:

Pela última vez
Razões e Emoções

Agora (2008) - Ganhou o Grammy Latino de álbum de rock nacional, já demonstrou uma banda bem mais madura. Destaque para a belíssima Cedo ou Tarde e a incrível A Melhor Parte de Mim, além das roupas e cabelos mais "normais".

Cedo ou Tarde
Cartas para você - Totalmente linda.
A Melhor Parte de Mim - Incrível

Sete Chaves (2009) - O último de estúdio e pra mim o melhor. Super destaque para Espero Minha Vez que é um baita musica e também para a produção do disco muito boa. Quanta evolução e amadurecimento em todos os sentidos.

Só rezo - Super clipe.
Espero a minha vez
Como se fosse ontem

Projeto Paralelo (2010) - Só ouvindo para ver como eles acertaram a mão nesse disco:

Onde estiver - Top.
Cedo ou Tarde 0.2 - Ficou animal demais.
Daqui pra Frente 0.2 - Muito boa também.

O super vídeo de A Melhor Parte de Mim 0.2 do Projeto Paralelo:


"A melhor parte de mim leva o meu caminho até você
Isso é o que me deixa mais forte
Me faz tão bem, me faz tão bem que perco o medo

E me sinto melhor já posso enfrentar
Todos os meus problemas

Pois agora sei que quando acabar você vai estar aqui
Eu posso ver(posso ver), posso sentir quando tudo acabar será você e eu
Mais uma vez(mas uma vez), posso sentir a melhor parte de mim

E no momento certo meu lado bom vai aparecer
Me mostra a coisa certa a fazer
Me faz tão bem, me faz tão bem

A sua presença já me faz tão bem eu não vejo a hora de te ver sorrir
Quando tudo acabar você vai estar aqui quando tudo acabar você vai estar aqui"

1 pensamentos:

neuza disse...

Vítor, muito legal essa sua postagem.
Eu particularmente não sou boa entendedora de musica como vc, mais gosto de musicas legais é isso pra mim inclui o NXZero.

Meu querido, semana de vitorias é muito abençoada pra ti viu!
Beijos no coração.

Postar um comentário