domingo, 11 de setembro de 2011

Da conversa

Foi a quase cinco anos mas me lembro como se fosse ontem. Era noite, eu fui a casa de um dos meus melhores amigos, o Ávila, com a intenção de ter uma conversa, receber um conselho, sem saber que aquele momento mudaria o curso da minha vida. Mesmo sendo mais novo, e tendo outros amigos tão próximos quanto ele, eu entendi que não havia pessoa melhor para me ajudar naquele momento do que ele.

Nós nos sentamos bem na frente da casa dele, no passeio mesmo, quase que nem crianças despreocupados, estava um clima ameno e eu comecei a contar a história, ele já sabia em partes, mas comecei a contá-la apresentando argumentos, vou tentar contar pra vocês, resumidamente, como foi a conversa.

Na época, na primeira vez que eu saí com Ela, poucos dias antes eu tinha conhecido uma moça e digamos que pintou um clima, principalmente da parte dela, e foi exatamente isso que me fez procurar ajuda do amigo, eu precisava de uma luz, do que fazer, de qual diretriz seguir, minha mente ou meu coração.

A loira era simpática, carinhosa, pouco mais nova que eu, morava com uma prima, tinha tudo para ser um relacionamento bacana, não haviam impedimentos de idade, de tempo, de nada. Era algo seguro, algo em que eu correria mínimos riscos presentes e/ou futuros. Minha razão, obviamente, dizia para ficar com ela pois era o "investimento" de menor fator de risco.

Ela, por sua vez, era bem mais nova que eu, tinha a vida toda pela frente, ainda tinha todo ensino médio para cursar, depois faculdade, era uma adolescente e todos sabemos que é uma fase instável demais, haviam muitos riscos. Meu maior medo era que quando ela fosse pra faculdade, após anos comigo ela ia querer "viver a vida" e acabaria me largando (mais tarde, como vocês podem perceber, meu medo se concretizou, mas errei por dois anos), só que meu coração já estava apaixonado, eu já não conseguia olhar pra Ela com os olhos de quem deveria fazer uma escolha, meu coração já havia feito, era minha musa, minha pequena, a escolhida.

Ávila, ouviu atentamente, meus argumentos, os prós e contras, ele tirou o óculos, coçou os olhos como quem pensa e se prepara para opinar sobre algo difícil, me olhou bem nos olhos e disse: "Vítor, você sabe que eu sou obrigado a te falar pra ficar com a loira né, que se você ficar com Ela, a chance de você sofrer é muito grande no futuro não sabe?" Balancei a cabeça para que ele continuasse. "Pois é, mas você gosta é dEla, seu coração arde e por Ela, então você tem meu apoio para assumir os riscos, e se der errado daqui um, dois ou dez anos, você sabe que estarei contigo meu amigo".

O resto da história vocês estão conhecendo aos poucos. Foi uma das conversas mais importantes da minha vida. Serei eternamente grato ao Ávila por ter me dado o conselho "errado".

0 pensamentos:

Postar um comentário