quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Das medalhas


Competir é importante, mas o importante não é competir. Isso só funcionar quando queremos educar nossos filhos e tentar explicar que vencer não é sempre possível. Mas nós, adultos, sabemos que o que conta mesmo é ganhar. Ninguém lembra direito do terceiro colocado ou do vice-campeão.

Uma coisa que sempre me intrigou foi o que causa uma melhor sensação, vencer o bronze ou perder o ouro e consequentemente ficar com a prata? Em termos de "ranking" não resta dúvida que a prata é bem melhor, mas e psicologicamente?

Em tese, quando você "ganha" a prata, você "ganha" perdendo, principalmente em competições como futebol, basquete, etc., em que dois times disputam um jogo decisivo. É muito frustrante deixar um ouro escapar, posso afirmar pra vocês. Lado outro, quando você ganha um bronze, você derrota alguém e recebe o prêmio, mas aí você pensa, poderia estar disputando a final, competindo pelo ouro. Eis aí uma situação psicologicamente interessante.

Pessoalmente, quero sempre estar disputando o ouro, mas pra falar a verdade ganhar o bronze dá uma sensação bem melhor que "ganhar" a prata, afinal, quem aí gosta de perder?

0 pensamentos:

Postar um comentário