terça-feira, 3 de maio de 2011

E o Bin Laden?

Começamos a semana com a notícia da suposta morte de um dos maiores terroristas de todos os tempos para 96% da população mundial, ou de um guerreiro santo para 4% da pouplação tão inclinada quanto o suposto presunto ao terrorismo. (Na verdade nem sei, qual seria a percentagem real, mas sei que quase todo mundo "aprovou" a suposta morte de Osama Bin Laden).

Disse suposta, porque até aqui, não temos nenhuma prova concreta de que as tropas estadunidenses tenham efetivamente dado cabo da vida do saudita (que na verdade era um apatrida, posto que perdeu a nacionalidade saudita).

Quais motivos levariam os E.UA. a fabricar a morte do terrorista? Qual o interesse mundial nessa morte? Será que os E.U.A estavam se sentindo ameaçados de algum forma, e quiseram trazer um sentimento de "segurança" pros seus habitantes?

Fato é que temos um corpo que ninguém viu lançado no no mar, um "esconderijo" destruído, algum sangue e uma montagem de 2ª categoria circulando na internet. Mas calma, se houver um corpo as imagens aparecerão, com certeza temos um soldado louco pra vender tais fotos, se existirem, para algum veículo de comunicação e faturar alguns milhares de dólares.

Muita coisa está sendo falada, mas algo que me chamou a atenção foram as declaração do armador Chris Douglas Roberts do time de basquete Milwake Bucks em sua conta no twitter:

"Is this a celebration?" (Isso é uma clebração/comemoração?)

Em resposta a alguém que o reprimiu pela última frase:

"I'm the moron. Are you a Christian. Would God be happy with you celebrating death? Or is your religion, "American"?" (Eu sou o idiota. Você é Cristão? Deus ficaria feliz com você celebrando a morte? Ou sua religão é "americano"?

Que forte! Se quiserem ler mais sobre o que ele falou (eu recomendo a leitura) cliquem no nome dele acima ou aqui já traduzido.

Eu não sei se realmente o cara foi morto. Eu não sei em quais circustâncias ele foi morto. Não digo que o Chris está certo, ou os estadunidenses que comemoram a morte dele estão certos, o que eu sei é que é uma coisa a se refletir.

Independentemente de religião, olhando somente pela ótica do ser humano: É certo vibrarmos pela morte de outro ser humano? Ou ele não era humano? Era um monstro porque acreditava que o que fazia com os "infiéis" era certo? Por que agia "religiosamente"? E as cruzadas? E o portugueses que enfiaram o cristinismo boca abaixo dos índios brasileiros? E os ateus que vivem a zombar de Deus? São/somos todos monstros?

Muitas perguntas, muitas aspas, alguns parênteses, como eu disse, não me ponho aqui no intuito de dar repsostas, mas antes de propor uma reflexão.

1 pensamentos:

unfading disse...

Bom, já li muito e vi documentários sobre toda sujeira que envolveu a relação dos EUA com o oriente principalmente desde o pai Bush.
É tanta sujeira, que isso tudo torna-se nítido e ao mesmo tempo, confuso.

Seguimos nós, fazendo nossa parte, com o que for que tivermos ao nosso alcance.

A melhor religião é a que nos identificamos. Com o pensamento, não é diferente. A vida é uma eterna escola, e está aí pra mudarmos, trocarmos e evoluirmos o "nosso" certo.

O importante é questionar, e pensar o suficiente a respeito de tudo.

Postar um comentário