sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Intermediariamente

Antes de contar a história que prometi no post anterior, eu me senti inclinado a fazer um comentário sobre a frase do Damon, do Vampire Diaries, e fazer uma pequena reflexão filosofal sobre a tal frase!!!

"The one who causes the pain, can just as easily take it away"

Ela soa tão linda em inglês né?!?! Mas ela é muito mais que uma frase de um seriado adolescente, ela é um princípio moral.
Moral? Tá doido, Vítor? Não, ainda não estou não. Quando magoamos alguém nós causamos dor, certo? Como podemos aliviar a dor? Pedindo perdão, procurando desfazer o que causou a dor, se retratando publicamente se for o caso. Exemplifico:

Você briga com uma determinada pessoa, e diz coisas que não deveria dizer. Quem pode ir lá e resolver? Você!!! Quem causa da dor, pode, facilmente desfazê-la. Peça perdão, compre flores, um cartão, um presente, passe por cima do próprio orgulho. Tenho certeza que a outra pessoa, ao perceber sinceridade em sua ação, irá se livrar da dor tão rápido quanto a sofreu.

Um pedido de perdão, acompanhado de uma demonstração sincerra de arrependimento faz milagres. Pense e creia nisso.

Afinal o que é dor??? O pai dos burros dá aquela ajuda tradicional:
dor (ô)
(latim dolor, -oris)
s. m.
1. Sensação mais ou menos aguda mas molesta.
2. Pesar, mágoa. = sofrimento
3. Dor de alma ou de coração, mágoa profunda.


Aquele que causa uma sensação mais ou menos aguda de pesar, mágoa, sofrimento na amla ou no coração de alguém, pode tão fácil quanto causou isso, exterminar esse sentimento. Por que?? Porque dificilmente ferimos quem não conhecemos, ou quem não gosta da gente.

Se um cara, no trânsito te xinga, você devolve o xingo ou dá de ombros e segue sua vida. Se alguém na balada te dá um fora, você também segue sua vida. Se o atendente da loja tal é mal educado, o máximo que você faz é processar a loja. Nada de dor. Nada de sofrimento. Sua alma segue, seu coração não sente nada. Porque você não sente nada por essas pessoas. Mas e quando quem te ama, te machuca? Haja coração pra suportar. Mas e quando aquela pessoa volta atrás e te pede perdão? Te procura pra dizer que errou? Qualquer sentimento de mágoa, dor na alma, coração e especialmente cotovelo =P vão embora, a pessoa que sofria já não sofre mais.

É assim. Fácil. Prático. Cristão, eu diria. Basta não olhar pro próprio umbigo.

Quem nunca tiver passado por isso, que atire a primeira pedra.

0 pensamentos:

Postar um comentário