segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Análise política

Esse texto era pra ter sido publicado uma semana depois das eleições, mas por motivos pessoais alheios, ou não, á minha vontade, eu não publiquei, eis aqui então o danado:


"Passado o desgosto das eleições pelo Brasil, tomo aqui a liberdade, já dizendo que sou só um zé ruela, que não sabe nada de política, mas que quer opinar sobre o assunto.

De uma maneira geral, acho que o processo democrático no Brasil, que é um bebê, vai evoluindo de maneira muito modesta, especialmente pela cultura dos antigos. Talvez, e tão somente talvez, quando minha geração estiver já acima de seus 50 anos, é que as práticas coronelísticas, voto de cabresto e tudo mais serão estirpadas ou diminuirão de forma a se tornar reconhecível o processo democrático.

Algumas vitórias e derrotas de algumas candidaturas nessas últimas eleições são animadoras e outras totalmente desconfortantes, vamos tentar analisar cada situação em cada região:

Federal:

As eleições para Presidente da República, demonstraram que ainda existe a polarização de partidária, sendo que PT/PMDB/DEM e PSDB são os pólos.

Ponto a favor foram os quase 20 milhões de votos que Marina Silva a candidata do PV recebeu. Demonstrando que já existe um progresso para a fuga da polarização partidária.

Interessante, notar que as pesquisas que davam Dilma Rousseff como presidenta do Brasil no primeiro turno, erraram. É bom que isso aconteça, pois ainda existe pessoas que "votam para ganhar" ou "não desperdiçam o voto" e seguem as pesquisas para votar em quem tem chance de ser eleito. A demonstração de que as pesquisas erram pode ajudar a acabar com essa prática infame.
Nos estados, fiquei surpreso com a vitória de José Serra no Acre, estado natal da candidata Marina, porém não me surpreendi com o Nordeste praticamente 100% pró Dilma.

Agora é aguardar o segundo turno. Sinceramente, espero que vença o candidato que consiga melhor levar as pessoas da faixa da miséria para a faixa da pobreza, e melhor apoie o desenvovilmento sustentável.

Senado:

A derrota de Netinho de Paula em São Paulo foi uma vitória para a democracia e para o Brasil. Se um sujeito que notoriamente espancou a ex-esposa, dá entrevistas bizarras, não aceita as brincadeiras dos humoristas, pois é totalmente intolerante, e principalmente, é totalmente alheio a vida política, vencesse as eleições para o senado, não teríamos mais direito de reclamar de Malluffs por exemplo. Além do que, este vigarista, teve coragem de dizer que perdeu por causa do preconceito, eu não sou de SP, mas com certeza tenho preconceito contra NEGRO que bate em mulher, e com branco também.

Lado outro, a derrota de Heloísa Helena em Alagoas foi ruim, pois ela era uma excelente política. Informações dão conta que houve um lobby contra ela dos partidos em geral em Alagoas.

Quem perdeu também, ao meu ver, foi Minas Gerais, ao eleger dois senadores do PSDB, o estado ficou com uma frente única, sendo certo que se o PT vencer as eleições presidenciais, o estado ficará enfraquecido pois, ambos senadores e o governador serã de oposição. Apesar de que, Aécio Neves é muito bem relacionado, e tem amizade com Lulla, o que talvez facilitaria o trânsito para os mineiros no planalto.

Estados:

Muito me surpreendeu, o segundo turno no Distrito Federal, lá foi o único lugar em que Marina Silva venceu para presidente, porém, no âmbito distrital, ainda ficou demonstrado que o eleitorado em Brasília, especialmetne os pobres ainda estão encabrestados pelo corenel Joaquim Roriz, que impossibilitado de candidatar-se lançou sua senhora como candidata. Uma pena, pois a dona nunca teve qualquer contato com a política e isso restou demonstrado nos debates. Vergonha.

Nos demais estados, a coligação PMDB/PT saiu vitoriosa em grande parte, seguindo a lógica federal. Poucas surpresas.

Deputados:

Não há como não falar de Tiririca, o deputado mais votado da história do Brasil. Pra mim, Tiririca não diferente de Clodovil, Aguinaldo Timóteo, 80% dos pastores evangélicos que se elegem, e outros personagens.

São pessoas que não tem qualquer conhecimento político e irão, as nossas custas, faturar R$ 60.000,00 (sessenta mil) reais mensais, sem fazer qualquer projeto efetivamente útil a população seja nível estadual ou federal.

Entendo que, "personagens" não poderiam ser candidatos, pois estes não gozam de direitos políticos. Tiririca, Louro José, Zé do Caixão, Capital Codorna e Batoré são personagens! Se as pessoas que os interpretam quiserem se canditar, tudo bem, são cidadãos e desde que em gozo dos direitos políticos podem votar e serem votados. Caso contrário, dá no que deu.

Concluindo:

Eu até que tinha mais coisas pra falar, mas meio que o assunto, que antes era fresco deu uma nublada na minha cabeça. Mas é isso aí, quis compartilha com vocês um pouco da minha visão sobre as eleições no Brasil em 2010.

Até a próxima.

0 pensamentos:

Postar um comentário